Filmografia

A Hard Day's Nigth (1964)
A Hard Day's Night (Os Reis do Iê, Iê, Iê) é um filme de 1964 realizado pelo grupo de rock inglês The Beatles. Foi o primeiro filme realizado pelos Beatles e junto ao filme foi lançado um álbum com o mesmo nome. O cinema na época era grande divulgador de estrelas do rock. Inspirados em Elvis Presley, os Beatles viram no cinema mais uma maneira de promover sua música. O filme foi lançado em 6 de julho de 1964 e foi indicado a dois prêmios da academia de cinema, o Oscar.

O filme foi rodado em preto e branco. A United Artists escolheu o produtor Walter Shenson para o filme. Ele recomendou o diretor Richard Lester e os Beatles indicaram o nome de Alun Owen como roteirista. Owen era de Liverpool, assim como os Beatles, e já tinha realizado alguns roteiros para a televisão.
Participaram do filme além dos Beatles alguns atores, entre eles: Wilfrid Brambell (que fez o papel de avô de Paul McCartney), Norman Rossington, John Junkin, Lionel Blair, Victor Spinetti, John Bluthal e Derek Nimmo. Pattie Boyd, modelo e atriz, fez uma pequena participação. Foi durante as filmagens que George Harrison a conheceu. Eles acabaram se casando em 1966.

O filme tenta capturar o espírito alegre e a histeria causada pela Beatlemania. Owen teve a ideia de mostrar os Beatles como prisioneiros do seu sucesso, tendo que se esconder sempre de histéricos fãs. O filme começa em uma viagem de trem e termina em um show especialmente feito para a televisão. Os Beatles tocam algumas de suas canções durante o filme que foram lançadas em um álbum com mesmo nome. O filme é considerado uma espécie de semi-documentário sobre o auge da beatlemania.

Help ! (1965)
Help! é o segundo filme realizado pelo grupo de rock inglês The Beatles. Lançado em 29 de julho de 1965. A trilha sonora do filme saiu em um álbum homônimo.

Uma aventura surreal, filmado em Londres, Bahamas e Alpes Suíços. No filme os Beatles são perseguidos por membros de um culto indiano que querem o anel que Ringo está usando. O filme não teve tanta aceitação de crítica como seu antecessor, A Hard Day's Night.

Inicialmente o filme se chamaria Eight Arms To Hold You. O filme custou o dobro do preço do anterior por ser filmado a cores e por ter feito em algumas locações exóticas. Nos Estados Unidos saiu um LP com a trilha sonora do filme. Na Inglaterra porém nem todas as músicas do LP foram apresentadas no filme.
Durante os depoimentos feito no documentário Anthology, Ringo disse que muitas cenas do filme foram gravadas com os Beatles sob efeito de maconha.


In His Life The John Lennon Story (2000)
O John Lennon Story é um filme de televisão produzido em 2000 por Michael O'Hara Productions e NBC Studios (EUA). O filme foi escrito por Michael O'Hara e dirigido por David Carson.

O filme centra-se em oito anos de juventude de Lennon, a partir de 16 anos para 23 anos, de sua adolescência vivendo com sua tia Mimi Smith , com os primeiros sucessos dos Beatles. Trata-se de abandono de Lennon por seu pai, a dupla perda de sua mãe (o primeiro para outra família e, em seguida, a um acidente), a sua introdução para McCartney em São Pedro Church Hall, seu namoro e casamento com sua primeira esposa, Cynthia (Gillian Kearney), a perda de seu melhor amigo Sutcliffe, o nascimento de seu filho Julian, e a popularidade no início dos Beatles na Alemanha. Ele inclui marcos de Liverpool autênticos, tais como a casa real onde Lennon cresceu, Igreja de São Pedro Hall (onde conheceu McCartney), o Art College Liverpool e Quarry Bank High School, onde Lennon era um estudante, bem como e numerosos espaços musicais onde os jovens Beatles realizada.

Também são mostradas cenas recriadas do Quarrymen, a era alemão, e as performances Cavern Club. O filme termina com a primeira aparição dos Beatles no The Ed Sullivan Show.


Magical Mystery Tour (1967)
Este foi o primeiro filme dos Beatles (uma idéia de Paul) a ser escrito e dirigido por eles mesmos, lançado pela Apple Films. Esse filme teve distribuição somente para a TV na época, sendo depois, lançado em vídeo. O filme não tem uma história especifica, ou seja, um filme sem pé, nem cabeça. Esse filme contem cenas hilárias, como a de John, desfarçado de garçon, servindo uma quantidade enorme de macarrão para a tia de Ringo no filme, vivida por Jessie Robins. No original, essa cena foi um sonho de John, que ele contou para os outros Beatles e eles gravaram a cena. Tem também a cena dos Beatles vendo um show de strip-tease. Tem outras cenas de destaque, como a de Paul vivendo o Sargento McCartney, a deles subindo uma escada enorme cantando Your Mother Should Know, de Paul sozinho cantando The Fool On The Hill e muitas outras. Esse filme foi um fracasso e muito esculhambado pelos criticos. Na Inglaterra, foi lançado 2 compactos duplos com um libreto com a história e músicas do filme. E nos EUA como lp. Foi com esse filme(lançado logo após a morte de Brian Epstein) que muitos viram que os Beatles não eram tão infaliveis. Esse filme foi gravado na Inglaterra.
Clique aqui para assistir.
Yellow Submarine (1968)
Yellow Submarine é um desenho animado lançado em 1968, baseado em várias canções do grupo de rock ingês The Beatles. O álbum com a trilha sonora foi lançada 6 meses após o filme. E continha somente algumas músicas presentes no filme e mais as composições de George Martin (produtor musical da banda). Em 1999, o desenho animado foi reeditado digitalmente e foi lançado o álbum Yellow Submarine Songtrack desta vez com todas as músicas dos Beatles presentes no filme sem as músicas de George Martin.

Yellow Submarine conta a história de Pepperland: um paraíso quase terrestre que fica a 80 mil léguas no fundo do mar – uma terra quase sem inverno, onde a brisa leva a toda parte o som da música e das risadas e onde ninguém sente-se só, pois a Banda do Sargento Pepper está sempre tocando a sua música. Até que um dia o Líder dos Maldosos Azuis, que detestava todo tipo de música, decide varrer Pepperland do mapa, deixando-o sem cor e sem som. Mas, navegando num submarino amarelo e depois de várias aventuras, como navegar pelo mar do Tempo, pelo mar dos Monstros, e o mar dos Buracos, os Beatles chegam para trazer a paz e a música de volta a Pepperland.

Backbeat : Os cinco rapazes de Liverpool (1994)
A história tem foco na luta interior de Stuart Sutcliffe (Stephen Dorff), o quinto Beatle, que tem um dom de pintar quadros e toca baixo na banda que, posteriormente, viraria febre mundial. Em 1960, na cidade natal da banda, Liverpool, ele e seu amigo John Lennon (Ian Hart) combinam uma viagem para a Alemanha Ocidental, para fazer shows em bares e tentar conseguir algum tipo de reconhecimento. O filme tem parte de sua história rodada em Hamburgo, onde Stu, como é conhecido, conhece a jovem alemã Astrid Kirchherr (Sheryl Lee), por quem se apaixona e é correspondido.

Stu então começa a viver um dilema: ou ser pintor e ficar com a sua paixão, a também artista plástica Astrid; ou continuar com a banda, onde é um reconhecido ruim instrumentista, mas tendo a certeza do sucesso que esta irá alcançar.



o garoto de Liverpool (2009)
Nowhere Boy (O Garoto de Liverpool) é um filme britânico de 2009, que retrata a infância e a adolescência de John Lennon.2 Teve sua estreia mundial em 29 de outubro de 2009 na noite de encerramento do Festival de Cinema de Londres.

O filme é baseado no livro Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon. O roteiro escrito por Matt Greenhalgh detalha a história de Lennon como um adolescente solitário, abandonado por sua mãe (Julia Lennon) e criado por uma tia autoritária (Mimi Smith), e sua amizade com o Paul McCartney.



Febre de Juventude (1978)
I Wanna Hold Your Hand (Febre de Juventude ou Beatlemania) é um filme estadunidense de 1978, do gênero comédia, dirigido por Robert Zemeckis.

Seis jovens fanáticos pelos Beatles (4 garotas e 2 garotos), se reúnem em Nova York, onde farão de tudo para assistir a primeira apresentação da banda nos Estados Unidos, no programa do Ed Sullivan. Isso tudo logo após eles lançarem a música "I Wanna Hold Your Hand".



Across the Universe (2007)
Across the Universe é uma produção americana de 2007 dirigida por Julie Taymor, de Frida. O filme retrata os anos 1960, com suas lutas, guerras e paixões, ambientando toda uma época através da obra dos Beatles. O elenco tem jovens talentos que interpretam e cantam, como o do inglês Jim Sturgess, a americana Evan Rachel Wood e o também inglês Joe Anderson. O filme também conta com algumas participações especiais de Bono do U2 e Joe Cocker, Salma Hayek.

O filme começa em Liverpool, de onde o inglês Jude (Jim Sturgess) decide partir para os EUA em busca de seu pai. Lá ele conhece Max (Joe Anderson), um estudante rebelde. Torna-se seu amigo e se apaixona por sua irmã (Evan Rachel Wood). Esta por sua vez, acaba envolvendo com emergentes movimentos de contra-cultura, da psicodelia aos protestos contra a Guerra do Vietnã. Em meio às turbulências da época, Jude e Lucy vão passar por situações que colocam sua paixão em choque.
Let It Be (1970)
"Let It Be" é o quinto filme feito pelos Beatles. Lançado em maio de 1970, o filme foi lançado um ano após ser gravado junto com um álbum homônimo.

Originalmente a ideia do filme era mostrar a banda gravando e criando um álbum em estúdio. Mas quando começaram as gravações os integrantes dos Beatles viviam em meio a uma série de conflitos e quando o filme foi lançado os Beatles já haviam se separado. O filme é então reconhecido como documentário sobre o fim da banda. As câmeras captaram discussões, desinteresse e uma briga entre Paul McCartney e George Harrison.

A parte final do documentário é um mini-show realizado no telhado do estúdio em Saville Row. As filmagens começaram em 2 de janeiro de 1969 e terminaram no final do mesmo mês. Algumas músicas gravadas durante as filmagens jamais foram lançadas oficialmente pelo grupo. As 28 horas de gravação foram editadas em 90 minutos de filme e várias músicas ficaram de fora tanto do filme quanto do álbum homônimo.

O filme foi dirigido por Michael Lindsay-Hoog. E contou com a participação de Billy Preston nos teclados. Yoko Ono, mulher de John Lennon é acusada também como um dos pivôs da separação do grupo e é vista em várias cenas do filme.

Assista ao filme "Let It Be" (sem legendas) aqui.

Capítulo 27 (2007)
Chapter 27 (Capítulo 27) é um filme canadense independente de 2007 do gênero drama, escrito e dirigido por J. P. Schaefer. Conta os três dias que Mark David Chapman esperou por John Lennon, até assassiná-lo com tiros de revólver em frente ao Edifício Dakota em Nova Iorque, residência do cantor. O filme foi lançado em Janeiro de 2007 no Festival de Sundance e em fevereiro, no Festival de Berlim. Jared Leto engordou bastante para fazer o papel de Mark Chapman. Já Lindsay Lohan concordou em participar dada a sua amizade com Sean Lennon, embora este não tenha gostado da idéia.

O filme começa com Mark Chapman chegando de taxi a um hotel de baixa categoria em Nova Iorque, em dezembro de 1980. Logo a seguir ele vai para a frente do Edifício Dakota, a residência de John Lennon. No primeiro dia ele conversa com duas fãs que assim como ele estão esperando pelo cantor. Ele lhes diz que é também um admirador dos Beatles e que veio do Havaí. Uma das moças, Jude, parece simpatizar com Chapman e lhe dá a idéia de comprar o disco novo de Lennon, para que o cantor possa autografá-lo. Chapman compra o disco, mas na volta não consegue encontrar-se com o artista. Ele volta ao hotel, mas não suporta o barulho dos outros hóspedes. Assim, se muda para um mais caro.

No outro dia ele reencontra com Jude e sua amiga. Jude o convida para um cinema. Chapman retruca dizendo que não gosta dos filmes por serem todos falsos. No terceiro dia Jude apresenta Paul, seu amigo fotógrafo. Chapman acaba por discutir com Paul e assusta Jude, que vai embora. Então ele fica à espera até a noite, quando finalmente avista John Lennon.

O título refere-se ao livro The Catcher in the Rye, encontrado de posse do assassino que foi preso logo após o crime. O livro contém 26 capítulos e o 27º capítulo seria a continuação da história, uma vez que Mark Chapman por vezes dizia se chamar Holden Caulfield, nome do fictício protagonista.

Há também uma possível referência à obra de Robert Rosen, Nowhere Man: The Final Days of John Lennon, na qual o autor faz um estudo numerológico que resulta em 27, o triplo de 9, um número muito importante para John Lennon. O cantor era obcecado por numerologia, em especial o número 9 e todos os seus múltiplos. Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940. Seu filho Sean Lennon nasceu em 9 de outubro de 1975. A esposa, Yoko Ono, nasceu em 18 de fevereiro de 1933. Seu parceiro musical Paul McCartney, nasceu em 18 de junho de 1942. Lennon escreveu algumas canções como Revolution 9, Number 9 Dream e One After 909. Lennon ainda recebeu o seu green card, depois de um longo processo legal, em 27 de julho de 1976. O assassinato de Lennon aconteceu por volta de 23 horas, no dia 8 de dezembro de 1980, sendo que na Inglaterra, seu país natal, já era 9 de dezembro pelo fuso horário.
Good Ol' Freda (2013)
Freda Kelly, secretária do fã-clube oficial dos Beatles por 11 anos, conta suas histórias pela primeira vez em 50 anos. Um dos poucos documentários apoiados pelos integrantes sobreviventes e apresentando músicas originais dos Beatles, o filme oferece uma perspectiva privilegiada sobre a adorada banda que mudou o mundo da música.





Imagine (1988)
Este filme de quase 1 hora é um documentário/biografia caseiro de John Lennon feito em 1972, com aproximadamente 240 horas de filmes e videotapes também caseiros de John, o filme é totalmente concentrado em John e sua vida ao longo dos anos.

George Harrison - The Quiet One (2000)
O documentário conta a vida do mais jovem membro dos Beatles. Explorando sua natureza complexa e sua jornada de vida, com entrevistas com aqueles que estavam perto dele, com raras imagens, examina seu tempo com os Beatles, o seu talento musical inegável, e suas crenças espirituais que foram um conforto para ele até a sua morte prematura aos 58 anos. O documentário de 57 minutos mostra uma rara visão de George em suas próprias palavras.

Two Of Us (2000)
O que aconteceria se John Lennon e Paul McCartney tivessem voltado a tocar juntos nos anos 70? A trama parte de uma entrevista real de Paul McCartney e conclui como a melhor obra de ficção sobre os Beatles. Feito para a TV.

Give My Regards To Broad Street (1984)
Estrelado por Paul McCartney, Linda McCartney (esposa de Paul), Ringo Starr (ex-baterista dos The Beatles), Barbara Bach (esposa de Ringo), Bryan Brown, Ralph Richardson e Tracey Ullman. O filme se trata de uma fita demo com novas músicas para o novo Álbum de McCartney que desapareceu, sendo que o principal suspeito é um empregado que também não foi mais visto.

"Give My Regards To Broad Street" foi lançado no outono de 1984 e se tornou um grande fiasco. Vem-se contra a falta de compreensão de ambos os críticos e os fãs. O filme não se encaixa nas habituais regras de produção: ele não tem história real e que mais parece um grande videoclipe, em vez de uma sequência de fatos estruturados. O grande destaque é a estética das cenas que se tornam altamente agradáveis.

Beatles Especial Tv Gazeta (Episódio 1)
Veja e reveja o primeiro dos quatro episódios do especial que conta toda a trajetória dos quatro garotos de Liverpool que mudaram o mundo com sua música.

Beatles Especial Tv Gazeta (Episódio 2)
Veja e reveja o segundo dos quatro episódios do especial que conta toda a trajetória dos quatro garotos de Liverpool que mudaram o mundo com sua música.
Beatles Especial TV Gazeta (Episódio 3)
Veja e reveja o terceiro dos quatro episódios do especial que conta toda a trajetória dos quatro garotos de Liverpool que mudaram o mundo com sua música.

Beatles Especial TV Gazeta (Episódio 4)
Veja e reveja o quarto e ultimo episódio dos quatro episódios do especial que conta toda a trajetória dos quatro garotos de Liverpool que mudaram o mundo com sua música.

5 comentários:

  1. Heey porque alguns filmes são até a metade ? queria assistir eles inteiros e dois deles foram até a metade :/ e por favor coloquem o Let It Be ( 1970 ) de volta kkkkkk'

    ResponderExcluir
  2. Quais filmes foram pela metade? Em-breve iremos disponibilizar o "Magical Mystery Tour" e o "Let It Be" legendados

    ResponderExcluir
  3. Backbeat : Os cinco rapazes de Liverpool e Across the Universe os que foram pela metade,mas ok então estou aguardando o outros ;)

    ResponderExcluir
  4. O Yellow Submarine também está pela metade

    ResponderExcluir
  5. Quando acontecer isso, de o filme ficar pela metade, é só dar f5 e recomeçar o filme do momento em que ele parou.

    ResponderExcluir